Actividade
1. A minha família
· Pedir aos pais para fazerem a
apresentação dos seus filhos, no início
do ano, por escrito;
· Pedir aos pais para fazerem a
apresentação dos seus filhos, no início
do ano, por escrito;
· Conversa com as crianças no sentido
de identificar os membros do
agregado familiar;
· Através da expressão plástica levar as
crianças a desenharem a sua família;
· Pedir a cada criança uma foto onde
apareçam os membros da família,
para posteriormente ser trabalhada na
sala;
· Conversa com as crianças no intuito
de saberem dizer o nome do pai e mãe
e qual a sua profissão;
· Conversa com as crianças sobre os
seus irmãos (mais velho/novo,
grande/pequeno);
· Contar uma história sobre uma família
“modelo”.
Objectivo :
Identificar os membros do agregado familiar;
Reconhecer e recriar para o papel os diferentes
membros da família;
membros da família;
Identificar os membros do agregado familiar que
aparecem na foto;
aparecem na foto;
Identificar o que fazem;
Saber dizer o nome dos pais e as suas profissões;
Identificar o irmão, o seu tamanho;
Identificar o irmão, o seu tamanho;
Identificar os elementos desta família, a
quantidade, o nome, o maior, o mais velho
quantidade, o nome, o maior, o mais velho
2. Os Avós
Com a história da família modelo,
contar o aparecimento de mais
membros do agregado familiar;
contar o aparecimento de mais
membros do agregado familiar;
· Dialogar com as crianças sobre os
seus avós (como são fisicamente, o
que fazem, onde vivem);
seus avós (como são fisicamente, o
que fazem, onde vivem);
· O dia dos avós:
Convidar os avós de cada criança a
virem lanchar com os seus netos na
instituição (comemorado no dia Mundial dos
avós – 26 de Julho)
Convidar os avós de cada criança a
virem lanchar com os seus netos na
instituição (comemorado no dia Mundial dos
avós – 26 de Julho)
Objectivo :
Identificação de outros membros do agregado
familiar (os avós).
familiar (os avós).
Identificar o papel dos avós dentro da hierarquia
familiar.
familiar.
Estimular as crianças a falarem sobre os seus
avós, de que maneira interagem com eles e em
que ocasiões se encontram com os avós.
avós, de que maneira interagem com eles e em
que ocasiões se encontram com os avós.
3. Participação nas
tarefas familiares
tarefas familiares
· Conversa com as crianças em que
elas tentem demonstrar naquilo que
colaboram em casa
elas tentem demonstrar naquilo que
colaboram em casa
· Demonstrar à criança o que pode
fazer em casa, através de imagens:
Higiene pessoal
fazer em casa, através de imagens:
Higiene pessoal
Recolha dos brinquedos
Pôr e levantar a mesa
Higiene pessoal:
Lavar as mão
Lavar os dentes
Recolha dos brinquedos
Colocar os devidos brinquedos
no seu local e não noutro
Pôr e levantar a mesa
Os talheres
O prato
O copo
Guardanapo
Pôr e levantar a mesa
Higiene pessoal:
Lavar as mão
Lavar os dentes
Recolha dos brinquedos
Colocar os devidos brinquedos
no seu local e não noutro
Pôr e levantar a mesa
Os talheres
O prato
O copo
Guardanapo
objectivo :
Incentivar as crianças a participarem nas rotinas
diárias da casa;
diárias da casa;
Proporcionar oportunidades à criança para que ela
possa participar cada vez mais e melhor nas
rotinas de casa
possa participar cada vez mais e melhor nas
rotinas de casa
4. A casa
· Pedir a cada criança que
descrevam a sua casa:
Divisões
Tamanho (1º andar,
apartamento, moradia)
· Pedir a cada criança que refira
quem vai lá a casa; vizinhos
· Pedir a cada criança que
descrevam a sua casa:
Divisões
Tamanho (1º andar,
apartamento, moradia)
· Pedir a cada criança que refira
quem vai lá a casa; vizinhos
objectivo
Proporcionar actividades para que as crianças
consigam identificar as várias divisões que
constituem uma casa;
Proporcionar actividades para que as crianças
consigam identificar as várias divisões que
constituem uma casa;
Levar a criança a identificar as pessoas que
também fazem parte do meio em que vive:
vizinhos, amigos dos pais....:
também fazem parte do meio em que vive:
vizinhos, amigos dos pais....:
5. As divisões da casa
· Através de imagens a criança
deverá dizer as divisões que
compõem a casa:
· Através de imagens a criança
deverá dizer as divisões que
compõem a casa:
Quarto; cozinha; casa de
banho; sala; corredor
Posteriormente a criança tentará
dizer o que se faz em cada uma
das divisões
banho; sala; corredor
Posteriormente a criança tentará
dizer o que se faz em cada uma
das divisões
· A criança desenha o seu quarto e
tenta dizer o que faz lá.
tenta dizer o que faz lá.
objectivo:
Identificar as diferentes divisões da casa;
Saber distinguir as principais diferenças que
caracterizam cada divisão;
caracterizam cada divisão;
Identificar a divisão da casa que está mais ligada
à criança e fazê-la explicar o porquê e o que lá
faz.
à criança e fazê-la explicar o porquê e o que lá
faz.
6. Tipos de casa
· Através de fotos mostrar às
crianças vários tipos de casa:
· Através de fotos mostrar às
crianças vários tipos de casa:
Tenda de índio
Tenda de acampar
Casa na árvore
Castelo
Arranha - céus
Casa unifamiliar
(moradia)
Iglo
Tenda de acampar
Casa na árvore
Castelo
Arranha - céus
Casa unifamiliar
(moradia)
Iglo
· A criança deverá encontrar as
semelhanças entre cada casa:
tamanho; materiais de
construção
semelhanças entre cada casa:
tamanho; materiais de
construção
objectivo:
Identificar diferentes tipos de casa e quais as
suas principais diferenças;
Questionar sobre as semelhanças que há entre
elas.
suas principais diferenças;
Questionar sobre as semelhanças que há entre
elas.
· Reconhecer a família como
um parceiro educativo e
valorizar a sua utilidade
um parceiro educativo e
valorizar a sua utilidade
. Incentivar as crianças a
colaborar nas tarefas básicas
diárias da casa
colaborar nas tarefas básicas
diárias da casa
· Identificar as pessoas que
fazem parte do meio em que
vive cada criança
fazem parte do meio em que
vive cada criança
· Identificar os diferentes
membros da família
· Identificar e reconhecer as
diferentes divisões de uma
casa
membros da família
· Identificar e reconhecer as
diferentes divisões de uma
casa
· Identificar diferentes tipos de
casa
casa
contéudos :
· As funções da família:
o A função protecção
o O afecto familiar
o A função protecção
o O afecto familiar
· Normas e regras a respeitar:
o Realização progressiva e
autónoma das rotinas
familiares(ex. ajudar a pôr a
mesa; arrumar os brinquedos)
o Realização progressiva e
autónoma das rotinas
familiares(ex. ajudar a pôr a
mesa; arrumar os brinquedos)
· Identificação de avós, tios, vizinhos...,
outras pessoas que fazem parte do meio
em que vive a criança
outras pessoas que fazem parte do meio
em que vive a criança
· Identificação dos membros da família
(pai, mãe...)
(pai, mãe...)
· A casa familiar:
o As diferentes divisões e o uso
correcto destas e dos seus
acessórios
o As diferentes divisões e o uso
correcto destas e dos seus
acessórios
· Casas de madeira; tendas; iglos; castelos;
prédio
prédio
recursos
Humanos:
· Crianças
· Educadora
· Auxiliares da Acção Educativa
· Empregada de Serviços Gerais
· Animadoras Sociais
· Directora Técnica da Instituição
· Outros funcionários do lar
· Idosos
· Pais
· Outros parceiros educativos
· Crianças
· Educadora
· Auxiliares da Acção Educativa
· Empregada de Serviços Gerais
· Animadoras Sociais
· Directora Técnica da Instituição
· Outros funcionários do lar
· Idosos
· Pais
· Outros parceiros educativos
Materiais:
· Materiais de desperdício
· Carrinhas
· Material audiovisual
· Todo o material inerente à preparação de festas
· Materiais de desperdício
· Carrinhas
· Material audiovisual
· Todo o material inerente à preparação de festas
Físicos:
· Sala de actividades
· Refeitório
· Copa
· Muda de fraldas
· Casas de banho
· Refeitório dos idosos
· Sala de actividades dos idosos
· Espaço exterior
....