Material:
2 Recipientes largos
Papel Aderente
Água
1 Moeda
Procedimentos:
1 Colocar a moeda dentro do recipiente limpo e seco.
2 Cobrir a boca do recipiente com um pedaço de papel aderente e prendê-lo levemente nas bordas do recipiente.
3 Colocar a mão fechada no centro do papel e apertar devagar, afundando o papel sem o romper.
4 Colocar um pouco de água na superfície do papel. Observar a moeda.
O que aconteceu?
A moeda dentro do recipiente parece ter aumentado.
A lente de plástico está pronta.
Conclusões
Forma-se uma lente plano-convexa, ou seja, a superfície curva criada no papel aderente desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento. Com isso, vemos uma imagem aumentada da moeda, que está do outro lado.
Para o educador
Esta experiência explica de forma clara e simples que basta termos superfícies curvas de um material transparente e lhe juntarmos água para que a ampliação se verifique. No entanto, é de salientar que o material também é importante, na medida em que é ele que nos dá maior ou menor nitidez de ampliação dos objectos. Pode explicar e inserir também no vocabulário da criança os vários tipos de lentes, sendo que as duas principais são: a côncava e a convexa.
Registo
O registo das actividades deve ser feito numa ficha de experiências (construída ou não pelas crianças). Peça às crianças para registarem todos os materiais utilizados, os passos seguidos, o que foi observado e concluído.
2 Recipientes largos
Papel Aderente
Água
1 Moeda
Procedimentos:
1 Colocar a moeda dentro do recipiente limpo e seco.
2 Cobrir a boca do recipiente com um pedaço de papel aderente e prendê-lo levemente nas bordas do recipiente.
3 Colocar a mão fechada no centro do papel e apertar devagar, afundando o papel sem o romper.
4 Colocar um pouco de água na superfície do papel. Observar a moeda.
O que aconteceu?
A moeda dentro do recipiente parece ter aumentado.
A lente de plástico está pronta.
Conclusões
Forma-se uma lente plano-convexa, ou seja, a superfície curva criada no papel aderente desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento. Com isso, vemos uma imagem aumentada da moeda, que está do outro lado.
Para o educador
Esta experiência explica de forma clara e simples que basta termos superfícies curvas de um material transparente e lhe juntarmos água para que a ampliação se verifique. No entanto, é de salientar que o material também é importante, na medida em que é ele que nos dá maior ou menor nitidez de ampliação dos objectos. Pode explicar e inserir também no vocabulário da criança os vários tipos de lentes, sendo que as duas principais são: a côncava e a convexa.
Registo
O registo das actividades deve ser feito numa ficha de experiências (construída ou não pelas crianças). Peça às crianças para registarem todos os materiais utilizados, os passos seguidos, o que foi observado e concluído.