Água que não congela

Material:
 2 Recipientes pequenos e iguais
 Água
 2 Colheres de sopa de Sal
 Congelador

Procedimentos:
1. Colocar a mesma quantidade de água nos dois recipientes. Escrever “Com Sal” num dos recipientes e “Sem Sal” no outro;
2. Adicionar 2 colheres, de sopa, de sal no recipiente que tem escrito “Com Sal”. Mexer bem para dissolver o sal;
3. Colocar no congelador e esperar algum tempo. Se não encher muito os recipientes, o processo será mais rápido.
4. Meia hora depois, observe como estão as duas amostras. Aguarde até ao dia seguinte e observe, novamente, o que acontece à água em cada um dos recipientes.

O que aconteceu?
A água sem sal congelou (formou uma estrutura bem organizada de um cristal, que tem o nome de estrutura cristalina). A água com sal não congelou (pois o sal dissolvido na água não se encaixa bem nesse cristal, dificultando a sua formação).
Conclusões
A temperatura necessária para que a água pura passe do estado sólido ao estado liquido e vice-versa, é de zero graus Célsius (0ºC). A água com sal apenas congelará se a temperatura for inferior (-32ºC). Quando se coloca um saco com água pura dentro de um copo de água salgada gelada, a água do saco congela, o que significa que a água com sal está muito mais fria que a água pura.

Para o educador
O efeito que o sal tem em diminuir a temperatura de congelamento da água é usado nos países onde frequentemente neva. O sal é colocado nas ruas e calçadas para derreter o gelo e evitar acidentes. Esta experiência ajuda a criança a compreender o porquê da água dos rios e dos mares congelarem a temperaturas diferentes.
Registo
Para fazer o registo desta actividade, peça às crianças que descrevam e registem o que observam em cada um dos recipientes utilizando os seguintes passos:
As duas congelaram? Registar como está a aparência de cada uma das águas;
Colocar um pouco de sal no recipiente de água sem sal e observar o que acontece.

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