Quando introduzir a brincadeira do "Tirar o Chapéu", o bebé deverá estar a começar a habituar-se a reconhecer rostos. Não vai conseguir "enganar" o bebé durante muito tempo, mas ele vai adorar a diversão de a/o ver pôr e tirar o chapéu da cabeça.
Materiais:
• Vários chapéus
• Cadeirinha para sentar o bebé
• O seu rosto e cabeça
Mecânica da actividade:
1. Reúna uma variedade de chapéus em casa, ou compre chapéus baratos em lojas de artigos de festa. Tente incluir bonés, gorros de lã, ou chapéus engraçados como um chapéu de bombeiro, um de palhaço, uma cartola, um barrete, um chapéu com abas para as orelhas, ou um chapéu com penas. (Não inclua máscaras na brincadeira. Elas podem assustar os bebés pequenos.)
2. Coloque o bebé na cadeirinha, no chão, e sente-se à frente dele.
3. Coloque o primeiro chapéu na sua cabeça, faça caretas e vá dizendo coisas engraçadas como "Olha para mim! Eu sou um bombeiro!"
4. Incline-se em direcção ao bebé para que ele possa agarrar o chapéu e tirar-lho da cabeça, ou tire vocês mesmo/a o chapéu.
5. Repita várias vezes a brincadeira com o mesmo chapéu, antes de brincar com outro.
Segurança: Por vezes, os bebés assustam-se quando a aparência das pessoas muda. Se notar que o bebé começa a ficar preocupado, ponha o chapéu apenas uns segundos, e retire-o de seguida, mostrando-lhe que ainda é a mamã ou o papá. Se mesmo assim o bebé se mostrar incomodado, faça a brincadeira noutro dia
Capacidades cognitivas:
- Causa e efeito
- Lidar com ansiedade causada pela novidade
- Permanecia dos objectos (um objecto permanece o mesmo ainda que alterado.
- Interacção social