Coelho Sai da Toca


Objectivo: trabalhar a atenção, organização espacial, sociabilização, percepção auditiva, raciocínio (antecipação mental do próximo movimento a ser realizado).

Como se joga:

Espalhe as crianças pelo espaço disponível, dividindo-as em trios, sendo que, duas crianças formarão uma toca (uma de frente para a outra com as mãos entrelaçadas no alto) e uma será o “coelho”, que deverá ficar dentro da toca. Para dar início, você deve dar o comando: “Coelho sai da Toca!”. Imediatamente os “coelhos” devem correr trocar de toca. Em seguida, inverta a movimentação dizendo: “Toca, sai atrás do coelho!”. Então, os coelhos ficarão parados e as tocas correrão para abrigar outro coelho, sem soltar as mãos.

Repita várias vezes os comandos acima, e quando as crianças já estiverem bem treinadas, insira mais um comando: “Olha a ventania!”. Com este comando, todas as tocas devem desmanchar-se rapidamente e formar novas tocas (com outros pares) e abrigar outro coelho. Prossiga a actividade dando os comandos várias vezes e fora de ordem para que as crianças tenham que ficar atentas para não errar.

Leave a Reply

Followers